Roteiro e síntese das entrevistas sobre o espaço

O roteiro para a entrevistas tem como intenção orientar o entrevistador ao perguntar a frequentadores da EAD a respeito do nosso local escolhido para Intervenção, o corredor do 3º andar. Após o roteiro, há a síntese das entrevistas, mostrando os resultados coletados com as entrevistas.


ROTEIRO DA ENTREVISTA


Apresentação: Somos alunos do 1º período de Arquitetura e Urbanismo e estamos pesquisando a respeito do corredor do 3º andar e seu uso no cotidiano da Escola (perguntar se pode gravar).


Objetivo: Queremos entender como/quando você usa este espaço, qual a sua relação com o espaço e quais sentimentos e sensações ele desperta em você.


Perguntas:

Perguntas pessoais: Nome, idade, função na escola…

•O que costuma fazer na escola?

•O que faz na EAD quando não está estudando/trabalhando?

•Qual a importância/significado/uso/relação do espaço do corredor do 301 para você?

•Você reconhece esse espaço? Sabe sua localidade e como chegar? O que te influencia/impede de usá-lo?

•Com qual frequência você passa por aqui?

•Porquê você passa por lá?

•Ao passar por ele, o que você faz?

•Qual relação você tem com esse espaço?

•Normalmente, você frequenta esse espaço sozinho? Com qual frequência?

•Qual trajeto você percorre ao passar por esse espaço?

•Ao frequentar esse espaço, o que você percebe?

•O que você sente ao passar por ali?


SINTESE DOS RESULTADOS

Foram entrevistadas quatro pessoas: duas estudantes do período noturno (Larissa e Gabriela), um do diurno (Maurélio) e um porteiro (Welbert).

Duas pessoas disseram que não frequentam o corredor e nem mesmo conhecem o espaço. Outras duas disseram que frequentam, mas somente quando há necessidade: um aluno passa pelo corredor porque é caminho para a sala de aula e o porteiro circula pelo espaço para fazer rondas ou quando precisa levar alguma informação e utiliza o corredor como passagem.

Pelo resultado das entrevistas é um local que, em si, não possui muitos atrativos e nem desperta o interesse das pessoas.

Quanto às sensações que o espaço desperta, os entrevistados tiveram opiniões muito parecidas: é um lugar vazio, isolado e desinteressante. É escuro, frio e muito fechado, parecendo um túnel. Como não possui estímulos e nem lugar para sentar, é um local em que não dá vontade de permanecer. Dá vontade de acender a luz e abrir as janelas, que geralmente ficam fechadas. O porteiro, que às vezes frequenta o corredor quando a Escola está vazia, falou sobre uma sensação de curiosidade e insegurança, de receio de achar que tem “algo” ali.

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